Você já deve ter visto por aqui e em vários outros cursos ou provas de idiomas as classificações A1, A2, B1, B2, C1 e C2. Mas você entende realmente o que cada um desses termos significam e como eles influenciam na comprovação do seu conhecimento da língua? A gente te explica agora tudo que você precisa saber!
O que é proficiência?
De acordo com a definição do dicionário Michaelis, proficiência é o pleno conhecimento sobre um determinado assunto. Aqui no nosso contexto, a proficiência é o conhecimento pleno do inglês. Ela é uma forma de comprovar a sua habilidade em se comunicar no idioma. Para medir essa habilidade e comprovar sua proficiência, são feitas provas que te classificam em um dos níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR na sigla em inglês, Common European Framework of Reference for Languages).
Como são medidos os níveis de proficiência?
Os níveis de proficiência são medidos com provas que testam todos os tipos de conhecimento do idioma: fala, entendimento e escrita. Os resultados em cada uma das provas, quando combinados, determinam em qual dos níveis do CEFR você está, de acordo com sua habilidade na língua inglesa, sendo: A1 e A2 os níveis básicos, B1 e B2 os níveis independentes, e C1 e C2 os níveis proficientes.
Em muitos países, essas provas são utilizadas para entrada de intercambistas em universidades e escolas, por exemplo. Entre os exames de proficiência de língua inglesa mais comuns estão os exames de Cambridge, o IELTS e o TOEFL. Outros idiomas também possuem seus próprios exames de proficiência, como o DELE/SIELE no espanhol, o JLTP no japonês, o DELF/DALF no francês e muitos outros.
O que significam os nomes dos níveis
A1: Tem conhecimento básico e consegue falar sobre sua vida pessoal, contanto que os nativos falem pausadamente e de maneira clara.
A2: Tem conhecimento básico um pouco maior que o A1, conseguindo descrever melhor detalhes sobre sua vida e sua família.
B1: Consegue falar melhor sobre situações do dia a dia, se comunica bem em viagens e é capaz de descrever bem planos e experiências.
B2: Consegue compreender e discutir questões técnicas dentro de sua área de especialização, sendo capaz de se comunicar com nativos sem grande esforço.
C1: Usa o idioma para se comunicar em situações sociais e profissionais, demonstrando fluência e um bom entendimento geral da língua.
C2: Usa o idioma de forma fluente, com entendimento pleno de textos e conversas de forma muito próxima ao que acontece com os nativos.
Onde aprender inglês da melhor forma
Se você quer aprender um inglês de qualidade, se tornar proficiente e ser aprovado nas provas, o seu lugar é na Change! Somos uma escola certificada com nível Gold pela universidade de Cambridge e com mais de 90% de aprovação dos nossos alunos nos exames de proficiência. Nossa equipe é formada por profissionais capacitados, com grande conhecimento do idioma e uma metodologia de excelência que busca transformar o aprendizado do inglês na melhor experiência que você vai ter! Para saber mais entre em contato com a gente pelo WhatsApp (32) 98814-7114 ou em alguma de nossas unidades nos bairros Santa Terezinha, Centro e Benfica.