FCE Cambridge: o que é e o que esse exame significa para o inglês

por | set 23, 2022 | Dicas | 0 Comentários

Você sabe como é realizada a qualificação do seu nível de aprendizado em inglês? É comum muitos alunos e alunas procurarem uma prova de proficiência em inglês para compreender em qual nível estão, para obtenção de certificados e para o ingresso em instituições de ensino no exterior. E tudo isso é possível com a FCE Cambridge, a sigla para First Certificate in English.

Neste texto você vai entender o que representa o FCE para os estudantes do inglês; os principais benefícios em ter um certificado de proficiência; vai entender qual é o perfil de aluno que pode realizar o exame, onde é feito e como usá-lo posteriormente.

Separamos também três cases de sucesso de alunas que confiaram na qualidade e na eficiência da nossa escola para obter o tão desejado certificado de proficiência na língua. Com a Change você vai longe! Mas, por enquanto, vamos aprender tudo o que precisa para conhecer o FCE. Confira!

O que é FCE?

Como já dissemos, FCE é a sigla para First Certificate in English e estamos falando especialmente do exame internacional de inglês onde o certificado é emitido pela University of Cambridge, Inglaterra. Outro nome comum para este exame é o Cambridge English: First.

Existem outros tipos de exames em Cambridge, com outras naturezas e aplicações, mas o FCE é o mais convencional e o mais conhecido do mundo. Não podemos deixar de dizer que o FCE é uma prova que mede o nível de conhecimento e compreensão dos alunos na língua inglesa, portanto, indicamos fazer quando já estiver apto e confiante, uma vez que este exame exige dedicação e uma boa compreensão do examinado.

A prova de proficiência em inglês vai medir o seu nível e servirá para comprovar que você está, sim, pronto para encarar os desafios do idioma de frente e com segurança. Na estrutura das provas você encontra uma avaliação de habilidades, tais como, pronúncia, compreensão auditiva, crítica de diálogos, leitura e escrita.

Não podemos deixar de falar que essa prova geralmente leva em consideração as necessidades dos alunos. Portanto, dependendo de qual natureza você aplicará sua prova, ela será diferente. Isso diz que a prova de proficiência leva em consideração os planos do examinador, como, por exemplo, um aluno de perfil acadêmico ou não.

Assim, o exame pode cobrar diferentes níveis de domínio, de acordo com a condição atual do aluno, por exemplo: perfil profissional, nível de graduação ou pós-graduação.

Além da FCE Cambridge, existem outros exames que também são capazes de legitimar a proficiência de um aluno, são eles: TOEFL (Test Of English as a Foreign Language) em diferentes níveis; IELTS; Cambridge Exam CAE e CPE.

A Cambridge FCE First é especialmente para medir o nível B2 no idioma de acordo com o CEFR (Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas).

O que é nível B2 em inglês?

B2 é a sigla didática para entender em qual grau está a sua compreensão do idioma. Alguns alunos e alunas preferem dizer “intermediário”. Então, B2 equivale ao nível intermediário. Neste grau os alunos já são capazes de entender pontos básicos de gramática, compreensão básica de estruturação de frases, criar discursos improvisados, se expressar eficazmente em qualquer tempo (passado, presente e futuro), além de ter um alto nível no uso de advérbios e preposições.

O aluno ou aluna B2 possui um vocabulário mais rico e consegue acompanhar diálogos e compreendê-los depois de entender algumas palavras, ou “pescar” algumas expressões, caso se depare com uma frase mais para o avançado.

O principal objetivo do B2 é permitir que o aluno se comunique e se expresse de forma livre e independente. O aluno ainda não está pronto para uma leitura aprofundada de textos acadêmicos, por exemplo, mas já consegue compreender com facilidade situações que podem acontecer, uma vez que já conhecem a base gramatical, as regras e identificar quando uma frase está no passado, presente e futuro.

Benefícios da prova de proficiência em inglês

Muitos fazem o FCE por satisfação e por gostar muito do idioma. Outros alunos e alunas precisam desse teste para ingressar em uma instituição de ensino no exterior, para conseguir uma bolsa de fomento acadêmico, ou simplesmente para realizar viagens e intercâmbios culturais.

Conquistar habilidades de inglês pode ser um diferencial no campo profissional. Você pode incluir a proficiência no seu currículo, pode usá-lo como comprovante caso aplique em um programa de Mestrado e Doutorado para não fazer a prova de línguas (comumente cobrada no ingresso ao curso).

Ter um comprovante em B2 também pode ajudá-lo a se preparar para os próximos exames e conquistar a futura fluência no idioma.

Quem pode fazer o FCE?

Segundo a University of Cambridge, o nível recomendado para realizar a FCE é o B2. A instituição entende como nível básico o A1. Seguindo a sequência evolutiva e de aprendizagem dos alunos, A2 (Breakthrough, básico), B1 (Threshold, intermediário)  B2 (Vantage, intermediário) C1 (Effective Operational Proficiency, avançado) e C2 (Mastery, avançado) são os próximos níveis de proficiência. Essa compreensão de níveis e divisões foi estabelecida pela CEFR Common European Framework of Reference.

Entenda o exame FCE na prática

De modo geral serão realizados 5 módulos. Cada um focado em habilidades distintas: speaking, listening, writing, reading e use of English. Cada módulo possui um tempo limite para ser concluída:

Speaking: é feita em 4 partes com tempo médio de duração em torno de 1h15min.

Reading e use of English: tempo total de duração 1h15min.

Writing: é feita em duas partes com tempo médio de duração de 1h20min.

Listening: é feita em 4 partes com tempo médio de duração em torno de 40min.

Recomendamos que você faça vários simulados para conseguir se sair bem em cada etapa. É importante ter em mente que o estudo do inglês abrange essas 5 esferas e você precisa se dedicar igualmente para cada uma delas.

Outra dica importante é: compreender bem o speaking pode te ajudar a desenvolver o listening, uma vez que quando você aprende a pronunciar corretamente a palavra, você consegue entendê-la mais facilmente também quando escuta um terceiro falando.

Onde é aceito?

A prova FCE Cambridge é aceita por diversas instituições de ensino espalhadas pelo mundo e também por empregadores e instituições governamentais. Assim, ter um comprovante de proficiência pode te ajudar a se posicionar adequadamente no mercado de trabalho. É importante se atentar para os dias de execução das provas, para acompanhar o calendário de aplicação, clique aqui.

Se prepare para o FCE com a Change

É muito importante que você tenha disciplina, foco e muita vontade de aprender para conseguir realizar a prova de proficiência com bastante segurança. Nossa escola é completa e preparada para adequar alunos e alunas, considerando suas dificuldades e desafios, aos exames de proficiências que, querendo ou não, representam uma conquista imensa para quem faz.

Somos uma escola com 100% de aprovação na prova mais recente do FCE. Quer entender como a Change potencializa os saberes? Acompanhe as seguintes cases de sucesso:

Cases de sucesso

Letícia: Minha experiência com a Change Idiomas foi muito positiva. Participei do curso preparatório para a prova do FCE e fiquei muito satisfeita com o material, com os simulados e, principalmente, com a forma com que as aulas foram conduzidas. A preparação foi muito bem direcionada, de forma que me senti segura ao realizar o exame. Além de que o processo de troca de conhecimentos foi produtivo e passado com leveza, o que fez muita diferença.

Como sou acadêmica em medicina na UFJF, conquistar a grade A na prova do FCE foi muito importante para somar pontos e melhorar o meu currículo para a prova de residência, que sonho em realizar no futuro.

Sou grata ao professor e aos colegas de turma pelo acolhimento e pelos momentos de aprendizado aos quais fui proporcionada, que foram essenciais para que eu atingisse meus objetivos!

Yasmin: Oi gente, meu nome é Yasmin, e sou aluna da Change desde 2018. Recentemente, recebi meu diploma de inglês direto da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, conhecido como FCE.

Meu diploma significa muito para mim, haja vista que me coloca a frente em qualquer entrevista de emprego, em um mundo que hoje exige a língua inglesa; além de me abrir diversas portas no mundo acadêmico, como a realização de uma faculdade no exterior. Então, deixo aqui registrado toda a minha gratidão para com a Change Idiomas e sua equipe por pavimentar o início da minha história.

Maria: Bom, quando eu comecei foi mais porque minha mãe percebeu que eu me interessava pela língua. Ela imaginava que ter um estudo formal faria bastante diferença no meu currículo, mas a gente não fazia ideia que eu chegaria tão longe. Em algumas semanas eu pulei meu primeiro nível, e fui nesse ritmo nos últimos quatro anos. Descobri minha paixão por línguas dentro da Change, e hoje espero seguir nesse caminho. Com certeza a certificação da minha proficiência faz uma diferença enorme na minha vida acadêmica.

Venha conosco!

Neste conteúdo você entendeu o que é FCE e como o nível de proficiência certificado pode representar muito para alunos e alunas hoje. Entendeu como é realizada a prova, qual é sua estrutura de execução e como usá-la futuramente – caso queira ingressar em uma instituição no exterior e/ou ampliar a carreira acadêmica e profissional.

Somos uma escola especializada em realizar sonhos! Venha com a gente e conquiste a sua proficiência no inglês.

Acompanhe o nosso blog e fique por dentro dos últimos assuntos que norteiam o mundo do aprendizado de idiomas. Até a próxima!

Please follow and like us:
Pin Share
Instagram
LinkedIn
Share
YouTube
Iniciar conversa
Olá, seja bem vindo a Change Idiomas!
Como podemos te ajudar?