As diferenças culturais entre EUA e Inglaterra são muitas e vão muito além da pronúncia de várias palavras e significado de algumas. Vamos comentar algumas das principais para que você entenda como as pessoas se comportam em cada país.
Diferenças culturais
Apesar da Inglaterra ter colonizado os EUA, muitos hábitos e costumes dos ingleses não se firmaram na cultura norte-americana.
Comida
Na Inglaterra o café da manhã é uma das refeições mais importantes, com um cardápio bem específico: salsichas, ovo frito, bacon, feijão, batatas fritas e pudim preto. Além disso, alguns pratos são aspectos marcantes da cultura inglesa, como o peixe com batatas fritas (fish and chips) e o consumo de chás.
Já nos EUA, a culinária é muito variada. Em muitas regiões do país você vai conseguir encontrar tortas de limão, waffles, Pop Tarts, Reese’s, tacos, donuts, beagles e, principalmente, muitas opções de hambúrgueres! Apesar da grande variedade de opções, é uma espécie de “piada” pelo mundo que os EUA não possuem uma comida típica, como muitos países, já que os restaurantes são uma grande mistura de comidas típicas de outras culturas.
Música
A Inglaterra sempre teve um cenário musical muito próspero, principalmente entre os anos 60 e 90, sendo lar de grandes artistas e grupos como The Beatles, Elton John, Amy Winehouse e The Spice Girls. Nos últimos anos a música britânica tem sido muito influenciada pelos estilos norte-americanos, lançando nomes com repercussão mundial principalmente na música pop, como Adele, Dua Lipa, Harry Styles, Jessie J, Sam Smith e muitos outros.
Ao longo dos anos os EUA têm sido responsáveis por lançar alguns dos maiores artistas de todos os tempos, entre eles nomes como Louis Armstrong, Elvis Presley, James Brown, Johnny Cash, Michael Jackson e Whitney Houston. Nos últimos anos o país tem sido o responsável por influenciar a música em todo o mundo e lançar artistas que fazem um sucesso enorme globalmente, nos mais diversos gêneros, como por exemplo Taylor Swift, Nicki Minaj, Ariana Grande, Katy Perry, Mariah Carey, Stevie Wonder, Eminem, Bruno Mars, 50 Cent e muitos outros.
Esportes
Na Inglaterra os principais esportes são o futebol e o cricket. No futebol, o país tem uma das seleções mais fortes nas modalidades masculina e feminina, além de alguns dos principais times das competições europeias como Liverpool, Tottenham, Arsenal, Chelsea e os dois Manchester, City e United. Já o cricket é um esporte muito nichado, popular principalmente nos países que compõem o Reino Unido.
Já nos EUA, os principais esportes são baseball, basquete e futebol americano. O esporte no país é tão importante que é comum as famílias colocarem as crianças em escolinhas desde muito pequenas. No basquete e no futebol americano, os EUA têm as principais competições, NBA e NFL, respectivamente, cujas finais se tornam eventos que reúnem a atenção de todo o mundo. O baseball, apesar de ser um esporte extremamente popular nos EUA, é mais nichado e não atrai tanta atenção internacional quanto os outros dois.
TV e cinema
Na Inglaterra foram produzidas algumas franquias e filmes de grande sucesso, como Harry Potter, 007, Laranja Mecânica. Entre as séries mais famosas estão Sex Education, Skins, Sherlock, Downton Abbey, Peaky Blinders, Fleabag e Doctor Who. Além disso, o país tem uma das principais emissoras de televisão da história, a BBC, responsável por algumas das maiores produções de ficção científica e materiais jornalísticos e documentários. O canal transmite a programação sem intervalos comerciais porque os britânicos pagam anualmente uma taxa chamada TV License para manter a emissora funcionando.
Já nos EUA, temos Hollywood, o principal centro de produção cinematográfica da história. Lá estão concentrados diversos estúdios, com produções milionárias que marcaram a história. Além disso, é principalmente nos EUA também que estão os principais canais de TV e serviços de streaming, com produções de grande sucesso. Entre as muitas obras de sucesso criadas nos EUA estão filmes como: O Poderoso Chefão, Cantando na Chuva, Psicose, Pulp Fiction, Star Wars, Tubarão, O Iluminado, Forrest Gump, Missão Impossível, Velozes e Furiosos, American Pie, além de grandes produções como filmes da Disney e de super heróis, como Marvel e DC; e séries como: Game of Thrones, Breaking Bad, Supernatural, This is Us, Prison Break, Lost, Stranger Things, Friends, House, Os Simpsons, How To Get Away With Murder, Grey’s Anatomy, The Big Bang Theory e muitas outras.
Turismo
A Inglaterra é um país que proporciona um turismo mais histórico, com grandes marcos antigos como Big Ben, Palácio de Buckingham, London Eye, Stonehenge, a cidade de Liverpool, Museu de História Natural, Royal Opera House e diversos outros museus com algumas das mais importantes obras do mundo em exposição.
Já nos EUA, o turismo é mais direcionado para diversão, aventura e entretenimento, com locais como Disney World, Estátua da Liberdade, Times Square, Universal Studios, as cidades de Los Angeles, Las Vegas e Nova York e as praias da Califórnia.
Diferenças de tradições
Além dos tradicionais feriados com uma presença muito forte na cultura, Natal, Ano Novo, Halloween, cada país tem suas próprias tradições.
Na Inglaterra é muito comum comemorar todas as datas importantes relacionadas à família real, como aniversários e casamentos. Além disso, também existe uma tradição muito específica no dia seguinte ao Natal, chamada de Boxing Day. Nos anos 1830, carteiros eram presenteados com uma caixa de Natal como agradecimento pelo trabalho. Hoje essa tradição não é mais tão forte, mas as famílias ainda comemoram reunidas. Além disso tem, é claro, a famosa tradição do chá das 17h.
Já nos EUA, além dos principais feriados, existem dois muito fortes: o Dia da Marmota e o Dia de Ação de Graças. No Dia da Marmota, as pessoas usam cartolas, em representação simbólica aos roedores que erguem a cabeça para fora da toca para ajudar a prever o tempo. Já o Dia de Ação de Graças é uma data comemorada entre família e amigos, normalmente com uma ceia que contém peru assado, em que se conversa sobre tudo aquilo a que são gratos.
Diferenças educacionais
Além de todas as diferenças culturais, a educação também tem um processo muito bem diferente nos dois países.
Ensino
Na Inglaterra as crianças começam a estudar na Escola Primária, dos 5 aos 11 anos, em seguida passam para a Escola Secundária, dos 11 aos 16 anos. Ao chegar nessa idade, os jovens podem optar por seguir uma educação preparatória chamada Sixth Form ou ir direto para uma universidade. O país também conta com 500 colégios internos, uma tradição muito forte na região. Além disso, é no Reino Unido que estão localizadas duas das melhores universidades do mundo: a Universidade de Oxford e a Universidade de Cambridge.
Nos EUA as crianças começam a frequentar a Escola Primária também aos 5 anos, aos 12 passam para a Escola Secundária, e aos 14 anos entram no Ensino Médio. Ao se formarem, normalmente aos 18 anos, ingressam na faculdade. No país estão várias das melhores universidades do mundo, entre elas Harvard, Stanford, o Instituto de Tecnologia de Massachusets (MIT) e a Universidade da Califórnia, em Los Angeles (UCLA).
Linguagem
O sotaque dos dois países tem diferenças consideráveis. Alguns objetos tem outros nomes, como, por exemplo, os tênis que nos EUA são “sneakers” e na Inglaterra são “trainers”. Muitas vezes o sotaque inglês é chamado de “The Queen’s English”.Mas, apesar das diferenças, a essência da língua é a mesma. É por causa das semelhanças que a Change trabalha com um método de ensino chamado inglês global, que te permite compreender e ser compreendido em qualquer lugar do mundo. É um inglês claro, preciso e sem regionalismos. Quer saber mais sobre como funciona esse inglês global? Entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp (32) 98814-7114.