This is Halloween! Você sabe de onde surgiu a festa?

por | out 28, 2021 | Dicas | 0 Comentários

O Halloween ou Dia das Bruxas é uma das festas mais aguardadas por muita gente! É a hora que a gente elabora as fantasias, trabalha as maquiagens e a segunda época do ano em que mais comemos doces. Mas você sabe de onde veio essa festa? Vamos contar pra você!

Como surgiu o Halloween?

Ao contrário do que muitos pensam, o Halloween não surgiu nos EUA. A festa tem origem na Irlanda, a partir de um festival celta chamado Samhain. Essa comemoração celebrava o fim do verão e o começo de um novo ano no calendário celta, com as colheitas. E, claro, como muita comemoração pagã, o Samhain também foi incorporado pela Igreja Católica, quando o Papa Gregório III mudou o Dia de Todos os Santos do dia 13 de maio para o dia 1º de novembro, data do festival celta.

Os rituais

O festival também tinha um papel muito importante, de celebrar os mortos. Era comum alguns rituais como, por exemplo:

  • fazer fogueiras e acender velas como símbolo do caminho que as almas deveriam seguir
  • jogar moedas em caldeirões para fazer pedido aos mortos
  • bater de porta em porta pedindo um pedaço de bolo de alma, que é um bolo recheado com groselha, e em troca da fatia, rezavam pelos espíritos daquela família
  • esculpir rostos em nabos (a mudança para abóboras foi feita quando o festival chegou aos EUA)
  • puxar uma couve ou repolho do solo para, dependendo do formato e sabor, prever a profissão e personalidade do seu futuro cônjuge

Halloween: nome e data

Sabemos que o Halloween foi inspirado no Samhain, mas ele é celebrado no dia 1º de novembro. De onde veio então o nome e a data?

O nome Halloween vem das palavras “hallow”, uma expressão antiga para santos e “eve”, que significa véspera. Por isso, a noite anterior ao Dia de Todos os Santos se tornou o Halloween. Não parece que o nome tem relação com a temática da festa, certo? É porque isso vem da data. Acreditava-se que, no dia 31, se fortalecia uma conexão entre o mundo espiritual e o material. Os rituais surgiram, inclusive, para homenagear os espíritos e tentar evitar que eles fizessem algo de ruim com suas famílias e com a colheita que se aproximava.

A relação com as bruxas

O contato com espíritos, a possibilidade de prever informações sobre o futuro e todo esse misticismo fez com que, entre 1500 e 1800, a data se associasse fortemente à prática da bruxaria. Por isso o uso das fogueiras também se fortaleceu muito, passando a ser visto como uma forma de direcionar almas para o purgatório, repelir a bruxaria e a peste negra.

O escritor escocês Robert Burns, em 1786, descreveu no poema Halloween, as formas como uma pessoa poderia descobrir quem era seu amor. A maior parte desses rituais de adivinhação envolviam agricultura, o que ajudou muito a fortalecer tanto a conexão da bruxaria com a terra, como a presença e a importância da comida na celebração.

O Halloween pelo mundo

O período conhecido pelos irlandeses como “Grande Fome”, em 1845, cerca de 1 milhão de pessoas emigraram os EUA. Na mudança, é claro, eles carregaram seus rituais, crenças e celebrações. É por isso que as primeiras referências ao Halloween na América aparece a partir do século XIX. 

A chegada nos EUA

As tradições que vieram com o grupo de emigrantes, foram aos poucos se mesclando com cenários já comuns da cultura norte-americana, ajudando a dar o formato do Halloween como conhecemos hoje. Por exemplo, as maças que eram usadas no ritual de prever o futuro, se tornaram a cidra servida com os donnuts nas festas. Além disso, os espantalhos presentes na cultura norte-americana se tornaram marcas registradas das festas de colheita do Halloween. E, como falamos antes, a troca do nabo entalhado pela abóbora entalhada que era usada na decoração.

Já uma das maiores emoções do Halloween, que é sair fantasiado, foi uma novidade que só surgiu em 1938, depois de uma adaptação do livro Guerra dos Mundos, de H. G. Wells, para a rádio. O ator e diretor Orson Welles, ao contar a história de invasão alienígena, envolveu tanto as pessoas que muitas delas acreditaram que ele estava relatando uma notícia verídica. No dia 30 de outubro de 1938, ao concluir sua história, Orson Welles comparou aquilo que chamou de “pegadinha de Halloween” com uma brincadeira em que uma pessoa se veste com um lençol para imitar um fantasma e assustar alguém.

A chegada no Brasil

Já aqui na nossa terra, o Halloween veio como uma das muitas festas importadas de outras culturas. A influência, principalmente norte-americana, trouxe a celebração do dia das bruxas com muita força para o país. Os cursos de idiomas tiveram um papel muito importante na propagação da data, afinal nada melhor para ensinar aspectos de uma cultura do que celebrá-la na prática.

Uma curiosidade: aqui no Brasil, foi inserido através do Projeto de Lei Federal n.º 2.762, em 2003, o Dia do Saci, personagem importante do folclore nacional, que também é celebrado no dia 31 de outubro.

Não vai sair fantasiado? Saiba como aproveitar!

Mesmo se esse ano você não for vestir uma fantasia criativa e sair em busca dos doces ou travessuras, ainda dá pra entrar no ritmo do Halloween com conteúdos para todos os gostos! Se liga nas dicas:

  • Clube do Terror (1990)
  • A Família Addams (1991 e 2019)
  • O Estranho Mundo de Jack (1993)
  • Abracadabra (1993)
  • Sabrina, Aprendiz de Feiticeira (1996)
  • Halloweentown (1998)
  • Harry Potter (2001 – 2011)
  • Contos do Dia das Bruxas (2007)
  • Halloween (2007)
  • Hotel Transilvânia 1 (2012), 2 (2015) e 3 (2018)
  • Stranger Things (2016)
  • Viva – A Vida É uma Festa (2017)
  • O Mundo Sombrio de Sabrina (2018)
  • Rua do Medo (2021)

Gostou das dicas? Pra não perder nenhuma das nossas muitas dicas sobre idiomas, filmes, e cultura, siga a gente nas redes sociais clicando aqui!

Please follow and like us:
Pin Share
Instagram
LinkedIn
Share
YouTube
Iniciar conversa
Olá, seja bem vindo a Change Idiomas!
Como podemos te ajudar?