32. 3250-0550

Você conhece a páscoa nos EUA?

Está chegando a Páscoa, e se aqui no Brasil temos o costume de presentear com ovos de chocolate, em alguns lugares do mundo os costumes são pouco diferentes. Veja agora algumas curiosidades dessa comemoração nos Estados Unidos.

Ao contrário do Brasil, a Sexta-Feira Santa (Good Friday, em inglês) não é um feriado nacional, mas sim estadual. Enquanto aqui no Brasil os supermercados se preparam meses antes da Semana Santa, com ovos de chocolate por toda a parte, nos Estados Unidos a Páscoa tem pouca influência nesses estabelecimentos. O máximo que você vai encontrar por lá são cartões e alguns coelhos de pelúcia.

Nos supermercados dos Estados Unidos você também pode encontrar alguns ovinhos de plástico para colocar brindes. Mas não vai achar nada relacionado a chocolate na Páscoa. Já pensou? Você chega em um supermercado nesta época e não encontra um ovinho pendurado nos corredores. Bem diferente, não é?

Mas lá eles comemoram de outra forma. Ao invés de decorar, por exemplo, a sala da casa com as pegadas do coelhinho por onde ele passou e deixou o ovo de Pascoa de chocolate escondido, nos Estados Unidos, logo cedinho ou após o almoço do Pascoa, as crianças correm para os jardins de suas casas para caçar os ovinhos que estão espalhados por todos os lados.

Mas que ovos são esses, já que não tem o tradicional ovo de Páscoa? São ovos de galinha cozidos, decorados e pintados, que são colocados nas cestas de ovos (Easter Egg Hunt).

E o chocolate?

Por lá eles estão presentes mas de uma maneira bem diferente da nossa. Existem algumas barras de chocolate em formato de coelhinho, ovinhos pequeninos, M&Ms comemorativos, bichos de pelúcia e muitas cestinhas decoradas para as crianças colocarem os ovinhos dentro. Na páscoa dos USA, o destaque vai para o marshmallow, mas eventualmente surgem coelhos de chocolates.

Curiosidades:

  • Outra prática é a troca de cartões comemorativos neste dia desejando Feliz Pascoa.
  • Em algumas regiões, como em Nova Iorque, acontecem desfiles de Páscoa onde as pessoas se vestem de coelhinho.
  • Em muitas cidades pequenas é feita uma grande festa comunitária para atrair as crianças mais carentes para os parques e praças a caçarem os ovinhos (em sua grande maioria, vindos de doações).
  • Um almoço de domingo tradicional é composto por pernil ou cordeiro, legumes e pães.
  • É muito comum também nesta época, você encontrar algumas casas decoradas com coelhos de gesso nas portas, guirlandas de ovos coloridos, cenourinhas de plástico espalhadas pela grama, etc.

Confira outras notícias