32. 3250-0550

Saint Patrick's Day: Tudo o que você sempre quis saber sobre a data

O dia de São Patrício é celebrado no dia 17 de março, data de falecimento do santo, como uma homenagem ao padroeiro da Igreja Católica na Irlanda. Ele teria sido o principal responsável por difundir a religião cristã na Irlanda, mesmo tendo sido escravo em terras irlandesas por muitos anos.

O padroeiro irlandês era, na verdade, inglês. Nascido em uma família rica da Inglaterra, São Patrício foi raptado por piratas e vendido como escravo na Irlanda, onde viveu em cativeiro até conseguir fugir e retornar ao seu país.

Principal feriado da Irlanda, o St. Patrick’s Day é celebrado com muita música, comidas, bebidas, desfiles e diversão por diferentes cidades do país, como Dublin, Cork, Limerick e Galway.

O trevo:

Conta-se que São Patrício se valeu da popularidade do trevo de 3 folhas entre os povos nativos da Irlanda, que consideravam a planta símbolo de sorte, para usá-la na evangelização dos celtas pagão. O padroeiro explicava a doutrina da Santíssima Trindade comparando-a a folha do trevo, que sendo uma, se divide em três, assim como Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo.

Nos EUA:

A festividade não se limita apenas à Irlanda, o St. Patrick’s Day é comemorado em diversos países, especialmente naqueles com grandes comunidades irlandesas, como Estados Unidos, Canadá e Austrália, onde acontecem, inclusive, desfiles de rua tão grandes ou maiores do que os irlandeses.

É em Nova York que acontece a principal parada de São Patrício no mundo. Sendo um dos países com a maior quantidade de descendentes de irlandeses, é na cosmopolita cidade americana que rola uma parada de 5 horas, com festas animadas por todo lugar.

No Brasil:

No Brasil, especialmente em São Paulo, bares e pubs também não deixam a data passar em branco e homenageiam São Patrício com cervejas verdes, chapéus engraçados e muitos trevos de três folhas.

Você sabia?

Embora os irlandeses sejam mundialmente conhecidos pelo seu gosto pela bebida, o consumo de álcool nas ruas do país é terminantemente proibido e quem é pego bebendo é punido com multa. Mas, para a alegria de todos, essa proibição é suspensa no St. Patrick’s Day, único dia do ano em que os irlandeses podem beber sossegadamente sua cerveja pelas ruas das cidades.

Gostou de saber um pouco mais sobre o Saint Patrick's Day, essa data de celebração mundial que arrasta multidões? Deixa ai os comentários se você já viveu essa experiência.

 

 

Confira outras notícias