32. 3250-0550

Dicas para melhorar sua pronúncia

 

A gente sempre procura um jeito de melhorar a pronúncia quando estamos aprendendo um novo idioma, né? A nossa maior vontade é sempre falar tudo certinho, com a pronúncia correta na ponta da língua e abrindo portas para o seu futuro! Por isso treinar a pronúncia é tão importante. E pra te ajudar trouxemos algumas dicas de como melhorar a sua pronúncia.

Ouça o idioma

Assistir filmes, séries e músicas no idioma original ajuda a ouvir e compreender melhor a pronúncia de algumas palavras. O ideal é que você escute no idioma original, conteúdos que você já conhece, assim você pode focar sua audição em como as palavras estão sendo ditas, mais do que no conteúdo em si.

Fale devagar

Ao treinar a sua pronúncia, fale devagar para ouvir os sons e prestar atenção no que está sendo dito. Muitas pessoas acreditam que falar rápido vai ajudar a não errar, mas é justamente o contrário, é na hora do nervosismo que a gente se enrola e acaba errando até o que sabe falar.

Pratique trava-línguas

Praticar trava-línguas é um método muito interessante para treinar a pronúncia porque explora uma frase difícil, então é um exercício de superação dupla: pronunciar as palavras corretamente e conseguir terminar a frase. Comece o trava-língua primeiro tentando pronunciar as palavras de forma lenta e correta, depois vá colocando ritmo até conseguir falar a frase inteira rápido.

Grave a si mesmo e perceba onde está errando

Uma boa forma de identificar os erros e melhorar a pronúncia, é gravando os treinos e ouvindo depois. Em geral, você consegue identificar um padrão nos erros como, por exemplo, determinada combinação de letras, algumas palavras específicas que está errando repetidamente. A partir disso, é possível estudar e trabalhar mais onde estiver a dificuldade.

Leia em voz alta

Ler um texto no idioma que você está aprendendo em voz alta, te ajuda a identificar a pronúncia das palavras e como as palavras se encaixam nas frases em um contexto geral de construção de sentido.

Estude e pratique por outros meios

Muitas vezes a gente se sente meio bobo praticando sozinho na frente de um espelho, né? Uma boa sugestão é estudar e praticar por outros meios como, por exemplo, conversando com nativos falantes da língua, aplicativos de idiomas, jogos, etc. Isso te ajuda a dinamizar o aprendizado e descansar o seu cérebro, que não vai estar focado em um formato só.

Treine com regularidade

É clichê, mas a prática realmente leva à perfeição. Você não precisa passar 4 ou 5 horas por dia treinando, mas treinar um pouquinho todo dia faz muito bem para fixação da informação aprendida no cérebro.

Cante

Cantar ajuda muito na prática de pronúncia. Além de ajudar a entender como pronunciar as palavras, também é muito bom para entender como você deve enfatizar uma ou outra palavra na frase. Comece com uma música que você já conhece e gosta, depois vá passando para coisas novas.

Pratique com amigos

Conversar com os amigos que também estão aprendendo é uma boa maneira de praticar também, principalmente porque é um espaço seguro, sem julgamentos, em que vocês vão treinar e melhorar juntos.

Evite adicionar vogais que não existem

É muito comum ver os brasileiros adicionando vogais onde não existem para facilitar a pronúncia de palavras estrangeiras, principalmente adicionando “i” em palavras do inglês, como: facebook, que vira “feicibuki”, e hot dog, que soa como “hoti dogui”. Mas quando você conversar com um falante nativo da língua, ele pode achar estranha essa pronúncia e até não entender do que se trata. Por isso é importante tentar ser muito claro na sua pronúncia e não adicionar as vogais que não deveriam existir.

Cuidado com as palavras parecidas

No inglês, principalmente, existem muitas palavras com sons semelhantes, mas significados completamente diferentes. É muito comum ver na internet pessoas de outros lugares do mundo fazendo memes ou vídeos de humor com essa característica do idioma. Porém, na hora de pronunciar é muito importante estar atento a qual é a palavra e como se pronuncia, principalmente porque alguns termos, se pronunciados de forma incorreta, podem ser confundidos com palavrões. E definitivamente não é isso que queremos!

Dica bônus: Assista às lives de pronúncia da Change

Você sabia que a Change faz lives de pronúncia mensalmente para te ajudar a melhorar a sua pronúncia? Sim! Todo mês, na penúltima quinta-feira do mês rola uma live no nosso Instagram só com dicas e informações sobre pronúncia. E ainda tem uma aula de conversação, na última quinta-feira do mês. Mesmo que você não seja nosso aluno, você também pode participar. Basta fazer o teste de nivelamento no nosso site e você já estará automaticamente inscrito e receberá o nosso aviso sobre as aulas.

Se você gostou, aproveita pra mandar para aquele seu amigo que também está ralando pra aprender um novo idioma! Quem sabe vocês dois não colocam uma das dicas em prática e treinam juntos?

Confira outras notícias