Halloween: Conheça tudo sobre uma das festas mais tradicionais dos EUA (+ dicas de filmes)

por | out 20, 2022 | Sem categoria | 0 Comentários

Muito provavelmente você já ouviu o termo “Halloween” e percebeu que ele é bastante vivo na cultura dos filmes, séries e lendas urbanas. Afinal, o que é Halloween e o que essa expressão significa para os nativos da língua inglesa nos Estados Unidos e para nós, brasileiros?

Você é um estudante da língua inglesa e adora conhecer a cultura e os hábitos dos países nativos? Então se prepare, hoje vamos aprender mais uma dessas datas comemorativas e profundamente querida pelos brasileiros, afinal, o Halloween está ligado ao divertimento e à indústria de massa.

Neste texto você vai entender o que significa o termo Halloween; como essa celebração surgiu na Europa e nos Estados Unidos; como ele foi recebido nos demais países, inclusive no Brasil; e como o Halloween é reproduzido e representado no meio da cultura de massa hoje. Não precisa ficar com medo! Venha com a Change e vamos celebrar juntos o Dia das Bruxas!

O que é Halloween?

O Halloween é uma celebração aos mortos comemorado nos Estados Unidos  e nos demais países de língua inglesa já há muitos anos. O termo surgiu da expressão “All Hallow’s Eve”, véspera de Todos os Santos e representa a junção de todas as figuras macabras que enfeitam a nossa imaginação: Bruxas, Vampiros, Lobisomens, Fantasmas e outros.

Popularmente falando, o Halloween é uma celebração que antecede o dia de respeito aos mortos (o primeiro dia de novembro), portanto, é um dia separado para receber em terra todas as criaturas que julgam sobrenaturais. Apesar de ter uma definição macabra, o Halloween é uma festa muito querida pelas crianças, pois é no dia 30 de outubro que elas saem às ruas atrás de doces. É comum ver os pequenos se divertindo com as mais variadas fantasias e passando de porta em porta falando: trick-or-treat (gostosuras ou travessuras).

Quando um adulto se recusa a ofertar uma “gostosura” (doces) as mesmas podem fazer alguma travessura, entre as atitudes mais comuns, uma delas é o disparo de vários rolos de papel higiênico no jardim de quem negou os doces. Esse comportamento é semelhante à ideia de ofertar respeito e atender o pedido das almas para que elas não se transformem em espíritos zombeteiros.

Como surgiu o Halloween?

A figura mais icônica do Halloween é sem dúvidas a Bruxa. Essa personagem habita o imaginário e a história dos países falantes da língua inglesa fortemente. Durante o período da História Moderna (século XV – XVIII) a Igreja Católica, em parceria com o Santo Ofício, perseguiu e matou diversas pessoas acusadas de praticar atividades demoníacas ou bruxarias.

Do outro lado, a Igreja Reformada de Martin Lutero que, posteriormente, deu origem ao protestantismo moderno, também abominava qualquer prática de culto aos antigos deuses e costumes populares, tais como, uso de chás, atividades de culto à natureza e oferenda ao Sol, a Lua e qualquer outra figura mítica.

Era expressamente proibido manter qualquer ato ilícito julgado pela cultura Cristã como bruxaria. Porém, antes da Igreja se instalar na Inglaterra, o culto ao Deus Sol e da Natureza era profundamente forte e enraizado no cotidiano de todos.

Margaret Murray, antropóloga e autora da obra “O Culto das Bruxas” afirma que os antepassados dos atuais Anglo-saxões eram conhecidos por cultuar uma figura metade homem e metade bode conhecido como Deus fálico, essa figura era responsável por fecundar a terra e trazer vida às colheitas. Nada passava de uma mitologia para explicar o processo de plantio, cuidado e colheita, o que fazia a manutenção desses grupos e permitiam que existissem e se alimentassem. Essa celebração ao Deus fálico ficou conhecido como Samhaim.

Como a prática de plantio e colheita eram reservados às mulheres, era natural que o culto ao Deus fálico fosse realizado majoritariamente por elas. Isso fez com que a Igreja julgasse esse comportamento como algo profano e altamente punitivo, já que essas mulheres ficaram conhecidas como sendo as “Noivas de Satanás”, como explica o historiador Jean-Michel Sallmann.

Por essa natureza histórica, a Bruxa habita fortemente a imaginação e a cultura do Anglo-saxã, e o evento folclórico Samhaim é o antecessor do Halloween. Com a expansão dos domínios Ingleses nas Américas (no século XVII), a figura da Bruxa se consolidou. Assim, podemos dizer que, o culto às bruxas surgiu na Europa e foi transportada para os EUA por meio do processo de colonização e formação dos Estados.

Os povos que celebravam o Samhaim acreditavam firmemente que a chegada do inverno e a morte do Deus fálico (ele simbolicamente morria no ritual para fecundar a terra), abria as portas do mundo dos mortos fazendo com que os espíritos de antepassados viessem em terra para visitar seus parentes vivos.

O Halloween nos EUA

Com a chegada dos Ingleses nas Américas, a prática cultural de se preservar espiritualmente no inverno também se instalou, tornando o dia 30 de outubro o marco inicial para a entrada dos espíritos no plano dos vivos. Como boa parte desses colonizadores eram de origem protestante, a perseguição às bruxas continua no “Novo Mundo” com a mesma força que ocorria na Inglaterra.

Com o tempo e com a inserção cada vez mais intensa dos teatros e do cinema (no final do século XIX), o Halloween ganhou forças como um evento expressivamente perigoso e cheio de mistérios, sendo aproveitado e alimentado por narrativas de medo, diversão e lendas urbanas.

Popularmente a Bruxa é forte no imaginário dos Estados Unidos, existindo diversos eventos que marcaram a história desse país. A perseguição às bruxas de Salem na província de Massachusetts é um exemplo emblemático onde mulheres foram queimadas na fogueira acusadas de praticar bruxarias.

O Halloween no mundo

O Halloween conseguiu se alastrar pelo mundo, inclusive no Brasil, por meio da produção cinematográfica de Hollywood, que se tornou um forte veículo de difusão cultural dos Estados Unidos logo no início do século XX. Nos primeiros anos da década de 1920, o mercado exibidor nova-iorquino abriu caminhos para o mercado de produção Hollywoodiana no mundo e com ele as práticas sociais e culturais do país.

Com a chegada dos filmes e séries começamos a incorporar no nosso cotidiano o Halloween e outras expressões naturais dos norte-americanos dos Estados Unidos. Hoje o Halloween é conhecido pelos brasileiros como o Dia das Bruxas e realizamos celebrações semelhantes como o uso de fantasias e a potencialização das lendas e estórias urbanas do sobrenatural.

No dia 31 de outubro, celebramos o dia do Saci Pererê, uma figura do folclore brasileiro conhecido por suas travessuras e por marcar presença em diversas histórias sobrenaturais.

Dicas de filmes para curtir o Halloween

O forte do Halloween é vivido nos Estados Unidos que, apesar de ser uma nação de origem protestante, é laica, assim, a celebração do Halloween é considerado um feriado nacional e um momento de muita diversão. 

Pelo mundo, o forte do Halloween acontece por meio dos filmes e séries. Separamos alguns filmes que ambientam o tema e que podem te ajudar a entender ainda mais essa celebração. Confira:

O Homem de Palha

O filme The Wicker Man é uma excelente obra para compreender as origens do Halloween e como o ritual do antigo Samhain acontecia nas antigas comunidades Celtas. É possível compreender, por meio desse filme, como as mulheres eram personagens fundamentais no processo do plantio, colheita e adoração do antigo Deus fálico.

A Bruxa

The Witch é um filme ambientado nas antigas colônias inglesas do século XVII onde narra a trajetória de uma família protestante assombrada por uma bruxa da floresta. Este título é indicado para quem tem o interesse em conhecer um pouco mais sobre as origens da lenda e da ideia imaginária de bruxa nos primórdios dos Estados Unidos. O filme se encontra disponível nas plataformas: Netflix e Amazon Prime.

Halloween da Disney

Walt Disney foi um produtor apaixonado pelo Halloween, inclusive, as primeiras marcas dessa celebração chegaram no Brasil com as animações icônicas da empresa Disney. Apesar de se voltar para um público infantil, o Halloween da Disney abraça uma coleção de diversas animações ambientadas em diferentes momentos do Halloween e traz à tona lendas do Dia das Bruxas como os fantasmas atrapalhados, a trajetória de Ichabod Crane e o emblemático cavaleiro sem cabeça.

Na plataforma da Disney+ você encontra diversos títulos de animações e curtas que trabalham a temática do Halloween.

A Franquia Halloween

Halloween é uma franquia com ampla circulação pelo mundo e até hoje é alimentada pela indústria do cinema com novas versões e remakes. Devido a sua profunda adesão – histórias de personagens que surgem das trevas para matar pessoas – ganhou um gênero específico conhecido como filmes slasher, onde o alvo é sempre um grupo de jovens e, na sua maioria, as narrativas acontecem na noite de Halloween.

O primeiro filme da franquia, Halloween: A Noite do Terror surgiu em 1978 e até hoje representa com grande perfeição a imaginação macabra e assustadora do Halloween.

A Bruxa de Blair

The Witch Blair Project é um filme found footage de horror onde um grupo de estudantes adentram uma mata atrás de uma lendária bruxa. O curioso é que o grupo escolheu o Halloween para iniciar o projeto de caça à bruxa de Blair em uma floresta no estado de Maryland.

Este filme retrata com precisão como o medo da bruxa é profundo na cultura estadunidense e como essa “prática” de caçar uma bruxa faz parte da imaginação do Halloween. O filme está disponível na Amazon Prime e na Star+.

As Bruxas de Salém

The Crucible é um filme que ambienta o processo e o julgamento das bruxas de Salém. Este título foi o responsável por dar “a largada” nas produções de filmes que discutem a relação entre a perseguição às bruxas à discusões de discriminação de gênero e a condenação de mulheres pelo sistema.

Aproveite o Halloween para treinar seu inglês

Além de representar uma diversão, por meio dos filmes, o Halloween também pode ser um aliado na hora dos estudos. Você pode estimular o seu vocabulário com a temática Halloween, exercitar a pronúncia e a escuta. Não esqueça, conhecer a cultura dos países de língua inglesa também faz parte do processo de aprendizagem.

Inglês com a Change

Neste texto você conheceu a origem do Halloween e como ele se difundiu pelo mundo, assim como bem fez a própria língua inglesa. Recebeu algumas dicas de filmes para ampliar ainda mais o seu conhecimento acerca do tema e como o Halloween pode ser uma peça fundamental no seu processo de aprendizagem do idioma.

E se você quer aprender ainda mais sobre a cultura e o idioma inglês, seu lugar é com a Change! Venha conhecer nossa escola, contamos com uma equipe docente especializada e preparada. Aprender inglês nunca foi tão divertido! Você gostou deste conteúdo? Acompanhe nosso blog e fique por dentro de assuntos e curiosidades que circulam no mundo do idioma.

Até breve!

Referências:
MURRAY, Margaret. O Culto das Bruxas na Europa Ocidental. São Paulo: Editora Madras, 2003.
SALLMANN, Jean-Michel. As bruxas: noivas de satã. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.

Please follow and like us:
Pin Share
Instagram
LinkedIn
Share
YouTube
Iniciar conversa
Olá, seja bem vindo a Change Idiomas!
Como podemos te ajudar?