5 fatos sobre o carnaval nos EUA que você não sabia

por | abr 30, 2020 | Dicas | 0 Comentários

Época de folia, liberdade e diversão, o carnaval é uma das festas mais animadas e esperadas pelos brasileiros. O nome dado aos três dias de comemoração que precedem a quarta-feira de cinzas é uma palavra de origem latina “carna vale” que significa “adeus à carne”.

Mas se engana quem pensa que o carnaval é uma festa unicamente brasileira. Apesar de ser celebrado no mesmo dia (terça-feira que antecede a Quarta-feira de Cinzas e estar relacionado à religião), o carnaval nos Estados Unidos tem nome francês: Mardi Gras (pronúncia: márdi grá) e acontece principalmente em cidades colonizadas por franceses católicos como Nova Orleans (Louisiana), St. Louis (Missouri) e Mobile (Alabama).

O nome

É uma expressão francesa que, numa tradução literal, significa Terça-feira (Mardi) Gorda (Gras). Também é conhecida com Fat Tuesday em inglês e tem esse nome por que, segundo as tradições católicas, a Quaresma é um período de quarenta dias de jejum. Dessa forma, a terça-feira é o último dia antes de interromper a alimentação normal e quando as pessoas podem aproveitar para comer bastante. 

A festa

A tradição começou no século 19, lá pelo ano de 1889, e acontece tradicionalmente através dos blocos de rua, que se chamam krewes em inglês. A festa é muito menor que o carnaval brasileiro, mas a maneira de se organizar até que são parecidas. 

Eles funcionam da seguinte forma: os grupos se reúnem, de forma voluntária, e trabalham durante todo o ano na organização dos desfiles. A diferença é que os membros pagam uma espécie de “anuidade” para participar da festa. Zulu e Rex são dois dos mais famosos blocos da cidade, que costumam sair pela Saint Charles Avenue – principal circuito do carnaval nos Estados Unidos.

Apesar dos blocos serem na rua, os desfiles americanos não têm caráter competitivo como é no Brasil. Voluntários se reúnem ao longo de todo o ano para organizar os desfiles, formando um grupo de mais ou menos 50 blocos desfilando pela cidade.

Músicas

Diferente das marchinhas de carnaval, o axé, funk e músicas chicletes que são lançadas para bombar essa época do ano, os americanos gostam muito de ouvir jazz, rock, blues e música popular americana na hora dos desfiles. Bem diferente da nossa né?

Carnaval no frio

Bem diferente do Brasil, o carnaval dos Estados Unidos acontece no inverno. Pois é! Você se imagina pulando carnaval com uma sensação térmica de menos 10 graus? É muito frio, principalmente para quem não está acostumado. Mas mesmo assim eles aproveitam a alegria da data e comemoram.

Carnival?

Uma outra curiosidade interessante para os amantes de carnaval é que quando os americanos falam “carnival”, não estão especificamente falando da festa de carnaval. Não que essas duas palavras sejam totalmente diferentes, não é bem assim. Afinal de contas, você pode chamar a festa de carnaval de carnival party. Mas esse não é esse o único jeito de usar a palavra em inglês.

Muitos americanos usam carnival para falar de parque de diversões, com brinquedos, tiro ao alvo, algodão doce a afins. Na verdade, a maioria dos nativos usam essa palavra com essa finalidade. Além disso, carnival também pode ser usado para nomear as festas de São João, ou as famosas festas juninas aqui no Brasil.

E ai? Gostou de saber estes 5 fatos sobre o carnaval dos Estados Unidos? Agora que você já sabe um pouquinho mais sobre esta festa mundial e como é comemorada pelos norte-americanos, quem sabe ano que vem você não aproveita para conhecer e curtir um carnaval diferente. 

Please follow and like us:
Pin Share
Instagram
LinkedIn
Share
YouTube
Iniciar conversa
Olá, seja bem vindo a Change Idiomas!
Como podemos te ajudar?